Ícone Marca


UFPB: INFORMAÇÃO, GESTÃO E PARCERIA NO COMBATE À COVID-19

  30/03/2020
  16:49



A Universidade Federal da Paraíba vem apresentando medidas diversificadas para o enfrentamento da crise provocada pela COVID-19. Desde o mês de fevereiro de 2020, a UFPB vem realizando ações voltadas à informação e prevenção. Dentre as contribuições voltadas ao esclarecimento da comunidade acadêmica, a Universidade promoveu a palestra “Coronavírus: o que precisamos saber e fazer” com o professor João Felipe Bezerra. Além de divulgar ações para a proteção da sociedade, a palestra teve como foco desmistificar as principais fake news sobre o tema.

No que tange à gestão interna da crise, no início de março, ocorreu a criação da comissão de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), que, de imediato, cancelou, por tempo indeterminado, as atividades do Programa de Mobilidade Internacional (Promobi) da instituição. As aulas presenciais foram suspensas na instituição a partir 17/03/2020. Após a suspensão das aulas presenciais, a UFPB manteve o fornecimento de refeições para os estudantes que utilizam os Restaurantes Universitários e residem nas Residências Universitárias da instituição. 

Internamente, ainda foram instalados mais de 200 dispensadores e borrifadores portáteis para possibilitar à comunidade universitária e externa a higienização das mãos. Como medida de contribuição interna e externa, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) intensificou a produção do  álcool 70% glicerinado e desinfetante com atividade antimicrobiana, lançando campanha para arrecadar insumos a serem utilizados na produção, apresentando capacidade para produzir pelo menos mil litros por dia, para doação. Outra ação de destaque é a produção das máscaras de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19), as quais serão disponibilizadas para os profissionais de saúde. 

A fim de contribuir com as ações realizadas pelo poder público, a Universidade Federal da Paraíba preparou o Laboratório de Biologia Molecular e o Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para realizar testes do novo coronavírus. A UFPB, ainda, emprestou equipamento e treinou equipe do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB) para testes do novo coronavírus (Covid-19), prevendo-se a realização de 40 exames por dia. Como forma de contribuir com a gestão da crise, a instituição emprestou três respiradores para o Hospital Municipal  de Areia, administrado pela prefeitura da cidade, a fim de contribuir para o tratamento de eventuais pacientes acometidos pelo Covid-19.

As contribuições da UFPB e das diversas Universidades brasileiras reforçam a necessidade de investimento em Ensino, Pesquisa e Extensão no país. Além disso, demonstram a força da articulação de atores públicos e privados para o enfrentamento de crises como a atual pandemia.

 





© Anepcp 2020

Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Inatto