Ícone Marca


PROJETO “GESTÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE”: ANEPCP promoverá diálogos interdisciplinares no contexto da pandemia

  01/04/2020
  15:10



Quais os impactos da pandemia para as esferas pública e privada?  Como enfrentar as novas crises após a pandemia?  Quais estratégias têm sido eficazes no enfrentamento da pandemia em municípios de diferentes portes? Quais os valores e competências que os gestores devem ter para enfrentar a pandemia do Novo Coronavírus? O que podemos aprender com outros países e com crises anteriores? O que essa crise nos provoca para revisão de nossos modos de vida?  O mundo que existia ainda existirá? Ou já não somos e podemos ser o que éramos?

Esses e outros temas serão alvo de reflexão no projeto “Gestão Pública em Tempos de Crise” da ANEPCP.

Durante o período da pandemia, a ANEPCP realizará debates com especialistas e praticantes do Campo de Públicas que nos levem a aprender, pensar e agir coletivamente sobre o atual momento. Vamos aproveitar para gerar trocas e novas aprendizagens, bem como, para promover acolhimentos necessários entre a comunidade do Campo. Não é hora de ficar parado, mas de refletir, agir e produzir mais conhecimento científico em todas as áreas, inclusive na nossa que é parte fundamental para enfrentar a pandemia. 

O projeto objetiva promover diálogos interdisciplinares sobre temas relacionados à administração/gestão pública e as políticas públicas, frente às crises ocasionadas pela pandemia do Novo Coronavírus, além de debater questões emergentes no Campo de Públicas diante da atuação dos gestores públicos governamentais e não-governamentais para o enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus. Buscamos, também, propiciar processos formativos à distância, de modo síncrono e assíncrono, fomentando a participação de estudantes, professores, pesquisadores e praticantes do Campo de Públicas, bem como criar momentos de aproximação virtual entre a comunidade do Campo de Públicas para troca de saberes, experiências e aprendizagens.

Os debates ocorrerão por meio de videoconferência síncrona usando o Zoom Video Comunications, sem necessidade de inscrição prévia, bastando que o interessado em participar acione o link a ser disponibilizado. Os debates serão mediados por diretores ou conselheiros da ANEPCP que também serão responsáveis por passar as perguntas enviadas por escrito pelo público.

A agenda de debates e os convidados serão divulgados em breve.  Mas, já podemos adiantar algumas temáticas para os interessados, como: Administração Pública e o papel das universidades no enfrentamento do Novo Coronavírus; populações vulneráveis frente ao Novo Coronavírus; Renda básica de cidadania; Sociedade civil e solidariedades emergentes em defesa da vida; Crise política e relações interfederativas em crise; a cultura como elemento impactante e setor impactado; Racismo Estrutural e o Coronavírus; Papel do judiciário nas pandemias e emergências sanitárias; Das orientações internacionais à gestão pública, dentre outros.

Não há limite de participantes em cada debate. Divulgue o nosso projeto para amigxs e familiares e participe conosco enviando o seu questionamento no momento da videoconferência. Para mais informações, acompanhe as nossas próximas notícias no site (anepcp.org.br) ou em nossas redes sociais.





© Anepcp 2020

Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Inatto