Participe do III Enepcp - Clique Aqui

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E RISCOS COMO MECANISMOS DE CONTROLE PARA ALCANCE DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA

UM MODELO APLICADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Este artigo apresenta um modelo de gerenciamento integrado de processos e riscos como mecanismos de controle para alcance de objetivos estratégicos da governança da Universidade Federal do Cariri campus Juazeiro do Norte-CE. Os estudos e pesquisas para o desenvolvimento do gerenciamento integrado de processos e riscos iniciaram-se com a elaboração da Política de Gestão de Riscos pela Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos e com a criação da Coordenadoria de Gerenciamento de Projetos e Processos ambas pertencentes a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento. Para a execução das atividades integradas de gerenciamento de processos e riscos, foi utilizado um modelo tomando como fundamento o COSO, uqe estabelece etapas para o mapeamento de riscos e estabelecimento de controles.
  28/08/2018
  11:15
  Atualizado em 12/01/2019 09:00
Fonte/Autor: Tiago de Alencar Viana, Universidade Federal do Cariri | UFCA Jeniffer de Nadae, Universidade Federal do Cariri | UFCA, para ANEPCP.
© Anepcp 2019

Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
ANEPCP
0837