Ícone Marca


NOTA DE PESAR: falecimento do Professor Luciano Prates Junqueira

  08/09/2021
  Atualizado em 22/09/2021



 

NOTA DE PESAR

Sociólogo, com expressiva atuação no Campo de Públicas, o Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Luciano Prates Junqueira desenvolveu com maestria a sua habilidade em acolher e agregar pessoas e conhecimento na realização de ações propositivas. Para ele, aparentemente não bastava a realização individual; fazia aos que com ele trabalhavam, também aos seus alunos e alunas, orientandos e orientandas, descobrirem habilidades que favoreciam a realização do que era sonho. Pessoa de bom humor, audição e riso leve, sempre acolhia aos que o procuravam.

Graduado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade de São Paulo (USP) e em Filosofia pelo Studium Generale Santo Alberto Magno; Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Administração da Saúde, também pela USP. Atuou na Administração Pública, na Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo (FUNDAP), cuja atuação como consultor de Políticas Públicas contribuiu para a formação de muitos gestores públicos. A partir dos anos 90, passou a se dedicar integralmente à docência na PUCSP, realizando pesquisas, produção de artigos acadêmicos, livros e iniciando ou fortalecendo a formação de redes de pesquisadores. Na Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) atuou na Divisão de Administração Pública. O Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS) realizado em 2012, em São Paulo, sob a liderança de Luciano e da PUCSP, em parceria com diversas instituições e pesquisadores paulistas, foi um momento importante da Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), da qual Luciano participou e acompanhou ativamente, desde sua origem e em toda a sua trajetória. Na PUCSP criou e coordenou por anos o Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS), que completa 23 anos de atuação neste 2021. Na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde atuou como professor assistente, criou e coordenou o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Terceiro Setor (NEPPTS). Foi precursor dos estudos sobre intersetorialidade e redes, com importante papel na construção da política de saúde. Sempre teve atuação expressiva nos Encontros de Área, sendo referência para muitos. Como dizem “Junqueira é uma catapulta para novos atores”. Mais do que referência histórica, o professor Luciano nos mostrou que é possível, sim, atuar e multiplicar ideias e ações de forma humanizada e com leveza.

A Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP), a Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), a RGS e a Divisão de Administração Pública da ANPAD, lamentam profundamente a sua partida e se solidarizam com os seus colegas, amigos e familiares. Temos certeza de que a sua prática e exemplo serão perpetuadas por muitos dos que com ele conviveram.

Brasília - DF, 08 de setembro de 2021.

ANEPCP, RGS, SBAP, ANPAD





© Anepcp 2021

Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Inatto